quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PLANO DE AULA PARA O QUINTO ANO



PLANO DE AULA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Nossa escola vem desenvolvendo um projeto que visa o bem viver entre alunos, comunidade, sociedade, meio ambiente... enfim, "Viver e conviver bem" é a nossa proposta de atuação, o tema é abrangente e nos dá infinitas possibilidades de trabalho com as crianças.
Gostaria de deixar a contribuição de uma pesquisa que estou realizando com o quinto ano acerca da temática ambiental. Dentre os aspectos a serem abordados descrevem-se:
- O que é lixo e seus tipos;
- Principais fontes geradoras;
- Poluição do solo, ar e água;
- Tempo de decomposição;
- O que é a política dos 3 Rs e de que forma ela se implementa em nossa comunidade;
- Reaproveitamento de cascas de alimentos em receitas culinárias;
Desenvolvimento da atividade:
1- Em um primeiro momento, os alunos foram instigados a fazer uma relação entre o projeto da escola e os problemas ambientais que se fazem presentes na natureza.
2- Após os alunos fazerem seus comentários, fizemos um paralelo no quadro verde sobre as ações que nos fazem viver bem com a natureza e àquelas que nos distanciam do bem viver com a mesma.
3- Por dispormos dos laptops e acesso à Internet, convidou-se as crianças então, a realizarem uma pesquisa no ambiente virtual sobre a temática escolhida. Eles gostaram muito da proposta que se fará da seguinte forma:
a) Dividiu-se a turma em grupos de pesquisa , cada um com uma temática, listada no quadro e escolhida por eles;
b) Em seguida os trabalhos iniciaram e as crianças demonstraram muito interesse sobre os assuntos propostos, indo além daquilo que propriamente esperava.
c) Combinamos a apresentação em forma de cartazes, maquetes, vídeos, e apresentação oral. Posteriormente a apresentação os alunos entregarão um trabalho escrito alguns preferiram digitar no laptop e entregar impresso.
d) O grupo responsável pela culinária do reaproveitamento incumbiu-se de trazer para degustação da turma, duas receitas, uma de suco de cascas de frutas e outra de um bolo ainda em processo de pesquisa.
e) A data de apresentação da pesquisa será no dia 28/09/2011.
Faremos registros no diário de classe presente em nossos laptops, onde as crianças já há algum tempo fazem suas postagens no editor de textos.
Espero que o trabalho fique interessante, pois as crianças estão muito empenhadas, é bom ver isso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário